2008-04-09

Em pleno Século XXI


Caros amigos leitintes, faz tempo que não escrevo, mas estava ocupado tentando controlar o cavalo selvagem que é a minha vida. Porem, paciencia tem limite, esta semana ouve um caso na UFMG que me revolta, uma por estarmos em pleno Século XXI e outra por ter sido em uma universidade publica, onde, na minha sempre humilde opinião, deve existir espaço para todo tipo de manifestação democratica.

O fato:

Um estudante foi preso e outros dois ficaram feridos na noite de ontem durante um debate sobre legalização da maconha no Instituto de Geociências (IGC), no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Conforme relatos, um tumulto se formou quando seguranças da universidade intervieram para impedir a exibição do documentário "Grass Maconha". A reitoria alegou que a exibição não havia sido autorizada pela diretoria do IGC.

Cerca de 50 alunos do curso participavam do "filme-debate". Os estudantes não teriam permitido a retirada do filme e teve início a confusão. A Polícia Militar foi chamada e os policiais impediram que os universitários deixassem a arena do IGC. Um aluno do 1º período - cujo nome não foi divulgado - tentou deixar o local e foi algemado, sendo preso sob a alegação de desacato à autoridade.

Estudantes tentaram impedir que os policiais deixassem o local com o detido. Alguns sentaram na frente da viatura e foi iniciado o confronto. Um aluno e uma universitária sofreram ferimentos leves e foram atendidos no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. O estudante preso foi levado para o Juizado Especial Criminal e Cível de Trânsito. Ele foi liberado no final da noite.

Num comunicado, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) afirmou que "uma sessão de cinema foi impedida a cacetadas pela" PM, que foi "convocada e autorizada a agir pela Reitoria". O DCE solicitou retratação pública por parte da Reitoria e a abertura de um inquérito administrativo para punição dos responsáveis pela entrada da PM no campus.

Aamigos não se pode deixar um fato como esse passar em branco, nestes momento devemos nos unir e fortalecer as bases do movimento para enfrentar estes reitores malditos que acham que a Universidade é o quintal da casa deles.

Além do mais por ser um debate importante para os dias de hoje, a legalização da maconha já deixou de ser um tabu e deve ser discutida com bases na realidade. Em varias universidades pelo país, estudantes que são sempre os primeiros a apanhar, estão levantando essa questão. De minha parte dou o total apoio e repudio qualquer ato que possa ferir a liberdade de expressão que custou tanto para conseguirmos. A PM por sua vez deve se por em seu lugar, não podemos deixar, sei lá em nome de quem, PMs interferindo em universidades federais e agindo com violência.


Ao Reitor da UFMG, devo dizer que: Quem vacila cai sozinho!

Aos estudantes e vitimas dessa estúpida violência digo e repito: Não deixem esse caso enfraquecer o movimento, este é um otimo momento para elevar o nível do debate e ir com força total contra a estupidez humana.

Por tanto não estamos de LUTO, estamos em LUTA!