2007-01-05

Humor Carioca




O Carioca sempre gostou de humor, no seculo XIX figuravam por estas bandas nada mais nada menos que os melhores, Martins Pena, França Junior, Arthur Azevedo, que vale aqui lembrar, era Maranhense, Corpo Santo e muitos outros, depois vieram outros e outros, João do Rio, O Barão de Itararé, Siveira Sampaio, Oduvaldo Viana Filho, Nelson Rodrigues... Os Sete Gatinhos, Beijo no Asfalto, as tragédias cariocas, são comédias de costume da melhor qualidade...

Tivemos tambem varias companhias de comédia, O Asdrubol, Os Fudidos Privilegiados e outras... Apesar de não ter vivido a maior parte dessas épocas citadas, tenho uma saudade louca desta maneira inteligente e teatral de fazer humor... A coisa toda nos dias de hoje vai muito sem era nem beira. Na televisão temos aquelas porcarias, Zorra Total é ruím até dizer chega, chega!
Alguns vão dizer, mas tem a Grande Familia e Minha Nada Mole Vida, concordo, o primeiro é uma obra de Oduvaldo Viana Filho e o Segundo tem como protagonista o Luiz Fernando Guimaraes que era do Asdrubol, isso só prova que a galerinha de hoje anda muito mal das pernas... Nem tanto, só estou exagerando no humor critico e impeodoso do critico maldoso...

O "leitinte" mais besta vai dizer: Mas vc não é um comediante?

Respondo eu: Sou, mas estou a procura da comédia inteligente e cansado de fazer a "besteirada" que o carioca nos ultimos anos adora consumir.

Ano passado eu fiz Comédia Pão Com Manteiga e gostava... Não estou tirando o meu da reta neste comentário, me incluo. Mas mesmo no espetáculo de humor Comédia Pão com Manteiga eu e o Mineirinho tomamos cuidado para entender bem o que estavamos fazendo e fomos beber no Ato Avariado, os números de curtina do teatro de revista, para criar nossas cenas... E ainda estamos pesquisando no intuito de sempre agregar valor ao nosso trabalho no placo.

Desejo este ano a todos os comediantes, cariocas ou não... que pensem duas vezes antes de fazer a "besteirada" e tentem encontrar um meio de fazer humor crítico e inteligente, sempre pensando no enriquecimento de sua arte.

Assistam a peça de "Humor de Destruição" - "Gran Circo Del Diablo" - Estreia dia 13 de Janeiro no Teatro Ziembinski.

Um comentário:

Juan de Paula disse...

Caro Fernando,

obrigado pela sua postagem no meu blog. Confesso que preciso melhorar em oração e ação, mas vou fazendo o feijão com arroz devagarzinho e contribuindo para um mundo melhor.

Pelo que vi, vc mora em Sta Teresa. Eu sou pastor em uma igreja no Cosme Velho, ai perto. Ela fica na Rua Conselheiro Lampréia 484, na saída da Rua Mauriti Santos, na subida para o Cristo. Estamos a passos de Sta Teresa. Nossas celebrações são aos domingos 10:30 da matina e 18:30 da noite. Se quiser celebrar a cruz conosco , sinta-se convidado.

Um Abraço!